29 dezembro 2010

Contra furacões e tornados, Escola Bíblica Dominical



Danilo Fernandes

O clima do mundo está mudando. Furações, tornados, geleiras, inundações... Na igreja não é diferente.

Como venta na igreja!

Ventos estranhos, tornados vorazes que castigam a sã doutrina e não apenas tosquiam, mas escalpelam as ovelhas, financeira, emocional e espiritualmente.

A questão do clima global é complexa. As soluções são difíceis e os países tem interesses diferentes, quase impossíveis de se conciliar.

Na igreja, contudo a questão é mais fácil: Há o interesse de muitos e há o interesse de Jesus que está explicitado em Apocalipse 2, indicando uma tarefa a ser assumida nos últimos dias. A tarefa apologética. A partir do verso 19 Jesus começa a falar com a Igreja de Tiatira, verso 19:

"Eu conheço as tuas obras, e o teu amor, e o teu serviço, e a tua fé, e a tua paciência, e que as tuas últimas obras são mais do que as primeiras."

Cristo reconhece as qualidades da Igreja porém no versículo 20 vem a exortação:

"No entanto, contra você tenho isto: você tolera Jezabel, aquela mulher que se diz profetisa. Com os seus ensinos, ela induz os meus servos à imoralidade sexual e a comerem alimentos sacrificados aos ídolos."

Como nos lembra um leitor do blog (*) que fez este comentário temos:

“Notem que no verso vinte a oração começa por uma conjunção adversativa, que exprime ideia de contraste e oposição, então Jesus exorta a Igreja por aceitar uma mulher, que se diz profetisa, disseminar um FALSO ENSINO, cuja consequência é uma série de outros pecados. Atual o texto, não? A exortação a Tiatira nos mostra que o falso ensino é perigoso por dar origem a outros pecados. O que acontece com a Igreja, se esta não identificar e combater o falso ensino?”

Obviamente, mais pecados. E a incapacidade de cumprir o IDE. Os falsos ensinos são como agentes que causam câncer em células boas e as fazem crescer desordenadamente até que todo o corpo morra.

Como parar este câncer espiritual? A exortação é dada por quem identifica o falso ensino. Mas a CURA DO CÂNCER é a Escola Bíblica.

A EBD é a instituição levantada por Deus para estes dias para combater a apostasia. Quem conhece as Escrituras Sagradas não se deixa levar por ventos de doutrina.

Algumas denominações, em especial as neopentecostais, oferecem muita apostila e nada de Bíblia. Não aceite isto meu irmão! Nas apostilas estão os falsos ensinos.

Material de apoio é uma benção. Um bom programa também. Produtos de qualidade como os produzidos pela CPAD para pentecostais e por outras editoras e instituições sérias vinculadas a Batistas, Presbiterianos, Anglicanos, Luteranos, Metodistas e outras denominações tradicionais.

Uma aula estruturada e tudo o mais é importante, mas não perca a Bíblia de vista. Tudo o que o falso doutrinador quer é que você deixe a Bíblia na estante.
Vocês não imaginam a nossa felicidade quando descobrimos que um artigo, reportagem, ou vídeo que publicamos está sendo usado como material ilustrativo em uma aula de EBD. E são muitos!
Razões principais para frequentar blogs apologéticos, segundo seus frequantadores.
Os blogs apologéticos são uteis para ilustrar aulas de EBD. Em nossa pesquisa (veja no final), 6.6% dos respondentes informam que visitam blogs apologéticos a fim de obter subsídios para a Escola Bíblica e outros 10,5% para obter subsídios para seus estudos. Glórias a Deus por isto!  

Fico feliz em poder divulgar os resultados desta pesquisa (veja no final),  dando aos blogs apologéticos o peso numérico de sua influência. Contudo, junto com a compreensão desta importância, surge a necessidade  dos blogs apologéticos  assumirem os cuidados relativos a esta responsabilidade.
Percentual dos leitores de Genizah que se declaram professores de EBD (cumulativo)


Meus irmãos, tenham em mente que a superioridade de nossa opção protestante é função da intimidade que  temos com as Sagradas Escrituras. A Escola Bíblica Dominical é a instituição que nos habilita a um contato mais profícuo com o texto sagrado. E por conhecer as Escrituras, podemos discernir sobre o que nos falam.  

Na Escola Bíblica aprendemos a ser mais nobres. (At 17:11)

________________________

Genizah realizou uma pesquisa em outubro do 2010 fazendo uso da ferramenta Monkey Survey oferecendo um questionário para os seus mais de 10,000 leitores diários. Outras questões, enviamos para uma amostra da nossa base de 1,2 milhão de e-mails.  Os gráficos desta matéria são aqueles com resultados relativos a Escola Bíblica Dominical.

O resultado completo desta pesquisa será divulgado oportunamente. Por enquanto Genizah irá escrever artigos acerca de aspectos pontuais dos achados.
(*) Rafael Tavares, em comentário ao blog.



Nenhum comentário :

Postar um comentário

Leia as regras:
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção OpenID;
- Ofensas pessoais, ameaças e xingamentos não são permitidos;


OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog.