10 março 2010

Três características de um pastor bem sucedido

A maioria dos pastores bem sucedidos é, antes de tudo, líderes eficazes. Em todas as situações de insucesso, o motivo é a falta de liderança. Então surge uma pergunta importante concernente ao pastor e ao crescimento da igreja: "O que é liderança?”.

Um bom líder define o seu papel, estabelece o alvo, e paga o preço.

Um bom líder define o seu papel

O papel do pastor: O papel do pastor é liderar. Os seus pensamentos precisam andar na frente dos outros: ele sonda todas as possibilidades, prevê problemas e descobre soluções. Então ele comunica estas possibilidades e idéias de como solucionar problemas àqueles que tomam decisões na igreja. O pastor bem sucedido está sempre vendo adiante. Ele não pode viver no passado. Ele precisa viver no futuro. Liderança efetiva traça os seus planos com base no futuro, e não nas realizações do passado.

O pastor bem sucedido precisa também definir o papel da igreja. Eu defino o papel da minha igreja, como o Corpo de Cristo na comunidade, que procura pessoas feridas, as ama e as leva a uma experiência da graça redentora de Deus. A igreja bem sucedida ministra às pessoas em sua totalidade, baseando-se em relacionamentos, atende as necessidades humanas em sua comunidade.

Conheço algumas igrejas que são simplesmente pontos de pregação - elas têm uma multidão no domingo de manhã, mas bem poucos, ou ninguém, estão indo de encontro às necessidades humanas. Também há as igrejas que são centros de treinamento ou de evangelismo. Mas a igreja de hoje deve ser muito mais do que isso. A igreja bem sucedida será sempre o Corpo de Cristo alcançando as pessoas feridas através do evangelismo, educação, treinamento, ministério de adoração e atendendo as necessidades particulares do seu povo.

Um bom líder estabelece o alvo

O pastor bem sucedido estabelece alvos para igreja. Estabelecer alvos exige que o pastor esteja na igreja o tempo suficiente para conhecer o povo, a comunidade e as necessidades. Em muitas igrejas, o pastor tem a idéia de que ficará ali até que apareça uma igreja melhor. Mas esta é uma fórmula garantida para o fracasso. O ditado diz: "Floresça onde você está plantado". O sucesso não é uma questão de ter espaço para trabalhar e sim o resultado direto de uma atitude de sucesso. Os grandes movimentos nunca são dirigidos a grandes lugares, mas são sempre movidos por grandes idéias. E idéias bem sucedidas se deslocam de um sonho bonito e inspirativo para alvos específicos e mensuráveis.

Como você estabelece os seus alvos? Você começa com uma lista das maiores necessidades de sua igreja e comunidade. Depois põe a sua lista em ordem do mais importante. Qual é a necessidade mais urgente? O que você pode fazer de imediato? Baseado nestas necessidades estabeleça alvos diretos, específicos e definidos que descrevam os resultados que você quer para daqui a um ano, cinco anos e dez anos.

Depois você precisa verificar os seus alvos. Eu uso três perguntas para determinar se os meus alvos são inspirados por Deus.
1. Este é um alvo que oferece soluções para os problemas? A realização deste alvo - este sonho - resolverá problemas humanos?
2. Este sonho se for realizado, representa algo novo que precisa ser feito? Alguém já está sendo bem sucedido em atender estas necessidades? Se o seu alvo é pioneiro, você poderá ter certeza que receberá todos os estímulos, novos desafios e oportunidades que você precisa, e as pessoas cujos problemas serão resolvidos através da realização do seu alvo reconhecerão que você é um servo de Deus. Se o seu alvo for aprovado nestes dois testes, então você fará a pergunta mais importante: A realização do meu alvo trará glória a Deus? Será algo valioso para Deus? Se a resposta for "sim" para as três perguntas, é hora de começar, pois a metade já está feita.

Um bom líder paga o preço

O pastor bem sucedido está disposto a pagar para ter o trabalho realizado. Uma vez que você estabeleceu seus alvos, creia que qualquer coisa é possível, que seu trabalho resolverá problemas humanos e será algo valioso para Deus. Pesquise todos os caminhos possíveis para alcançar o seu alvo. Mãos à obra e trabalhe. Pague o preço.

Por: Dr. Robert Schuller
Fonte: SEPAL

Leia agora

Devocional #01 | GRATIDÃO