06 fevereiro 2010

4 palavras hebraicas para homem

Quatro palavras hebraicas principais são geralmente traduzidas por “homem” no Antigo Testamento:


אָדָם ‘adam, “Adão”, “ser humano”, “humanidade”, “raça humana” aparece 562 vezes, sempre na forma singular mas na maioria das vezes com sentido coletivo. O termo provavelmente vem de uma raiz que significa “escuro” ou “vermelho”.

אִישׁ îsh “homem”, “marido”, ocorre 2160 vezes, geralmente referindo-se ao marido em oposição à esposa ou ao masculino em relação ao feminino. Aplica-se aos animais machos em oposição às fêmeas (Gn 7.2).

אֱנֹוש ‘enosh, “ser humano”, ocorre 42 vezes e provavelmente vem de uma raiz que significa “ser fraco” ou “mortal”. O termo aparece com mais freqüência em Jó (7.1; 15.14; 25.4) e em Salmos (veja Sl 103.15). ‘Enosh muitas vezes está em paralelo com ‘adam, como nas passagens que levantam a pergunta: “Que é o homem?” (Jó 7.17; Sl 8.4; 144.3).

גֶבֶר geber, “homem”, “homem forte”, “valente”, ocorre 65 vezes e transmite a idéia de poder, força ou excelência. Salmos e Jó usam o termo com freqüência no sentido de uma pessoa que confia em Deus e o teme, e faz o que Ele exige (Jó 3.23; 4.17; 10.5; 14.10; 16.21; 22.22 – Sl 34.9; 37.23; 55.8,9 – Jr 17.7).


Quando me esqueço........


Que sou אָדָם ‘adam

Rejeito minha espiritualidade. Sou apenas um animal.


Que sou אִישׁ îsh

Rejeito meu papel relacional e não assumo meu papel familiar e social.


Que sou אֱנֹושׁ ‘enosh

Rejeito minha fragilidade. Sou um suposto “ser divino”.


Que sou גֶבֶר geber

Rejeito minha responsabilidade com a criação, e produzo o caos.


Fonte: Pr. Marcelo de Oliveira

Leia agora

Devocional #01 | GRATIDÃO