22 junho 2008

Coréia do Norte no topo pelo sexto ano seguido


A Portas Abertas Internacional, uma agência missionária interdenominacional, divulga anualmente uma lista onde classifica os países em que há mais perseguição aos cristãos em todo o mundo.

A Coréia do Norte se mantém no topo da lista em 2008 pelo sexto ano consecutivo. Não há nenhum outro país no mundo onde os cristãos sejam perseguidos de modo tão cruel e constante.

A Arábia Saudita se mantém no segundo lugar, seguida de perto pelo Irã. Em quarto lugar estão as Maldivas.

O islã é a religião majoritária em seis dentre os 10 primeiros: Arábia Saudita, Irã, Maldivas, Afeganistão, Iêmen e Uzbequistão.

Três países têm os governos comunistas: Coréia do Norte, Laos e China. O Butão é o único país budista dentre os 10 mais perseguidores. A novidade na lista é o aparecimento da Palestina, onde um cristão foi assassinado e vários outros foram presos, interrogados e agredidos por causa da fé em Jesus. O Nepal, que deixou de ser uma nação hindu, saiu da lista.

Mudanças para melhor

Houve mudanças para melhor na Somália, no Vietnã, em Mianmar, na Etiópia e no Nepal. Na maioria dos países tem sido notada uma melhora considerável na liberdade religiosa.

Durante o ano passado, não houve notícias de cristãos mortos, agredidos ou seqüestrados na Somália, como havia acontecido ao longo de 2006. Entretanto, a pressão social no que diz respeito às tradições islâmicas é forte. Em Mianmar, o número de cristãos presos em 2007 foi menor do que no ano anterior. O número de cristãos mortos na Etiópia também foi consideravelmente menor do que em 2006.

O Vietnã está em transição. Denominações inteiras, e diversas igrejas domésticas, receberam permissão para trabalhar.

O Nepal saiu da classificação de países por perseguição. Em janeiro de 2007, o país teve uma nova Constituição, na qual permanece proibido apenas o proselitismo. O país não é mais um reino hindu. Os cristãos gozam de diversas liberdades e a igreja no Nepal está crescendo rapidamente.

Um comentário:

Leia as regras:
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção OpenID;
- Ofensas pessoais, ameaças e xingamentos não são permitidos;


OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog.

Leia agora

Devocional #01 | GRATIDÃO